quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Cheiro a livro novo – Agosto de 2013





Agosto é um mês triste. Poucas novidades a chegar às livrarias, os escaparates com livros requentados para serem levados para a praia e sujos sem culpa. Vem depressa Setembro, com as grandes novidades da rentrée!

Para já, 3 novidades dignas de nota. A Bertrand edita o multi-premiado “A História de Uma Serva” de Margaret Atwood, anteriormente editado pela Europa-América, livro que em 1986 chegou à shortlist do The Man Booker Prize. Mas não se deixem enganar pela capa certinha, não estamos perante um romance feminino. Um teaser: imaginem que o Governo dos Estados Unidos era derrubado por extremistas religiosos ultra-conservadores, como seria viver nesse mundo?

Mantendo-nos em livros com temáticas pesadas, a Sistema Solar continua a percorrer um caminho muito próprio, com escolhas surpreendentes, desta vez com “O Aperto do Parafuso” de Henry James, também editado por cá pela Relógio d’Água, que nos apresenta uma história de fantasmas que tem divido o mundo literário. Os livros da Sistema Solar são muito interessantes dos ponto de vista estético, e há uma grande coerência de design a reforçar uma coerência editorial mais do que óbvia.

E por fim, um livro desafiante. W. G. Sebald tem o seu nome inscrito nas listas de grandes referências. Era mesmo considerado um dos favoritos ao Nobel, mas quis o destino que a morte chegasse mais depressa que o prémio. Com ou sem Nobel, Sebald tem alguns livros muito bem reputados no mercado, um dos quais “Os Anéis de Saturno” editado agora pela Quetzal (já editado pela Teorema). O desafio deste livro prende-se com a sua indefinição quanto a género: não é bem um livro de viagens, não é bem um livro de memórias, não é bem ficção… Algo na boa tradição de Jorge Luís Borges.

Mais livros para a vastíssima lista de compras. Curiosa esta tendência de editoras repescarem livros já editados em Portugal. Não sou contra. Se for para termos melhores edições que as já existentes, vamos a isso. Mas por outro lado, há tanto livro por editar, tanto clássico…


Sem comentários:

Enviar um comentário