sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Discurso Directo: A nudez de Coetzee


Por norma não comento os vídeos e deixo que o escritor fale por si. Mas esta entrevista tem um conjunto de características que a tornam única: um entrevistador ousado, um entrevistado que não o quer ser e a evocação da eternidade numa praia em que um continente acaba.

Vi estas imagens pela primeira vez durante os tempos de faculdade, quando a SIC emitiu a série "O Belo e a Consolação". As marcas que em mim se formaram naquele momento permanecem até hoje. Coetzee fica nu perante a câmara, com um olhar vazio, repleto de contenção e desconforto. Muito desconforto. Um desconforto tão grande que nos deixa ansiosos, mas que ao mesmo tempo nos seduz.

Só ouso propor-vos que percam mais de 1 hora do vosso tempo porque esta entrevista é provavelmente uma das melhores horas de televisão que vi na minha vida. Por volta das 4 da manhã. Algures durante os tempos de faculdade.

E leiam "A Idade do Ferro" (editado em Portugal pela Dom Quixote). Não é uma sugestão, é uma súplica. Para vosso bem.

2 comentários:

  1. Que excelente recomendação, fiquei curiosa pelo programa de entrevista, de que não me recordo, e pelo livro do Coetzee. Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os vídeos de "O Belo e a Consolação" estão todos no YouTube e com legendas em português. Este programa é na minha opinião a melhor sequência de entrevistas feitas para televisão, cada programa centrado numa figura cimeira da cultura e ciência. Passaram por lá outros autores de destaque, de cujos programas partilharei excertos nas próximas semanas.

      Eliminar