terça-feira, 26 de novembro de 2013

"E a Noite Roda" vence o Grande Prémio do Romance e da Novela APE



Sinopse do livro


Ana e Léon conhecem-se em Jerusalém na véspera da morte de Yasser Arafat. Aí começa uma história que atravessa várias cidades e paisagens, da Faixa de Gaza à Mancha de Quixote, enquanto o mundo exterior se vai fechando num quarto sem saída.

«Toda a praça roda à minha volta e tu és um buraco negro. Então o sol dá-te em cheio. Estás encostado à fonte, depois da estátua de Giordano Bruno, que há 400 anos foi queimado por dizer que nós é que rodamos à volta do sol. Fumas uma cigarrilha, chamas-te Léon. És um desconhecido e és tu. Qual deles vais ser?»

«E a Noite Roda» é o primeiro romance de Alexandra Lucas Coelho, tendo sido editado pela Tinta da China.


Curiosidades sobre Alexandra Lucas Coelho:


Correspondente do Público no Brasil e autora do blogue Atlântico-Sul.


Outros livros da autora:


Oriente Próximo (Relógio D’Água)
Viva México (Tinta da China)
Vai, Brasil (Tinta da China)
Caderno Afegão (Tinta da China)

2 comentários:

  1. Por norma tenho receio e evito livros de jornalistas que passam a fazer literatura, pois a maioria dos seus romances parecem-me pobres literariamente e sobrevivem a partir de fórmulas fáceis e a visibilidade do autor. Não excluo um livro policial ou de espionagem de vez em quando ou uma biografia real mesmo que ficcionada
    Contudo tenho procurado livros sobre a realidade do médio oriente, depois de Amos Oz, com uma visão não extremista mas do lado hebreu, também gostaria de ver uma visão semelhante do lado palestiniano. Tendo em conta que não me parece que Alexandra Lucas Coelho ganhe prémios pelo sua visibilidade pública, o prémio talvez seja pela qualidade e informação da obra. Um motivo para me interessar este livro.

    ResponderEliminar
  2. Carlos, também tenho algumas reservas quanto a jornalistas escritores. Aliás, foi o tom fortemente jornalístico do "Por Quem os Sinos Dobram" que tornou a leitura do livro penosa. Mas estou sempre disponível para que mostrem que estou enganado.

    ResponderEliminar