quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Porto Editora publica em Setembro o último livro de Saramago


Dia 23 de Setembro chegará às livrarias o último livro de José Saramago, escrito enquanto travava a sua batalha final com a morte. E é exactamente de batalhas que “Alabardas, Alabardas” falará, mais especificamente das travadas em situações de guerra, apresentando os dilemas morais de um funcionário de uma fábrica de armamento.

Saramago morreu sem que o livro estivesse terminado, pelo que para além dos capítulos concluídos, serão também apresentadas notas feitas por Saramago que lançam alguma luz a respeito do desenvolvimento que gostaria de dar ao livro. Serão incluídos também, segundo a informação avançada pela Fundação José Saramago, textos de Roberto Saviano (escritor italiano perseguido em tempos pela máfia) e de Fernando Gómez Aguilera (autor da biografia “José Saramago: A Consistência dos Sonhos”) e ilustrações de Günter Grass.

“Alabardas, Alabardas” será publicado em Portugal pela Porto Editora (poderão fazer a pré-reserva na Wook a partir de 1 de Setembro) estando para já assegurada também a publicação no Brasil, em Itália e em Espanha.

Como sabem, tenho muitas reservas quanto à publicação de obras póstumas inacabadas mas neste caso, dada a importância do tema, a existência de notas de Saramago e a minha crença de que Pilar del Rio, que tão bem tem gerido o legado de Saramago, não tomaria esta decisão se não estivesse certa dos méritos literários do material escrito, estou optimista quanto ao resultado final. Cá estaremos ansiosamente à espera, prontos para avaliar se esta foi ou não uma boa decisão.

2 comentários:

  1. Fui fã do seus livros de ficção, li muitos, depois desinteressei-me por que passei a senti-los repetitivos nas temáticas e a escrita já não me surpreendia, recentemente reconciliei-me com ele após a última que li "Intermitências de morte", mas esta interessa-me não só pelo assunto, como pelo facto de perceber como por notas se vai esboçando um livro, como ainda pelo momento em que estava a ser escrita, já faz parte das obras que desejo comprar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto muito do Saramago. Estou agora a ler "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" e está a ser muito bom. É o meu 4º Saramago e até agora só não fiquei muito satisfeito com "O Ano da Morte de Ricardo Reis". De resto, o "Ensaio Sobre a Cegueira" é um dos 4 livros da minha vida.

      Eliminar